quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Era uma vez...: A História de Érica Renata Gomes

Porque o mais lindo dessa vida é a alegria de compartilhar histórias de mudança e superação!

Conheci a Érica na página da Gorda no Facebook, ela sempre muito presente, comentando, curtindo, até que virou um rostinho conhecido pra mim (AMO litros quando isso acontece!) e criamos um laço de mensagens e trocas de incentivo. 
Vi que ela fez juntinha comigo todos os dias do desafio #20diassemjacar e ainda continuou por mais dez dias. 
E clarooooo que não poderia deixar de compartilhar com vocês a história dela. 
Escrevi para ela pedindo que me contasse um pouquinho da sua vontade de mudança e ela me enviou. 
Então... 
Com muito orgulho e carinho, 
Apresento a vocês a Érica Renata!


"Tudo começou quando eu e meu noivo estávamos conversando o quanto nós dois engordamos durante o nosso namoro, e falamos um com o outro para tomarmos uma decisão de ficar magros e estar no peso que estávamos no início do namoro, decidimos entrar na academia, correr, alimentar melhor, juntos concordamos em deixar de ser o casal gordo. Entramos na academia (ele fazia de manhã e eu à noite, mas aos sábados íamos juntos). E a minha melhor amiga que tinha pouco tempo que se formou em Nutrição teve uma idéia que iria promover ela e nos ajudar a emagrecer. Ela nos atendeu, fez a dieta, nos explicou direitinho o que é reeducação alimentar, essa parte foi a melhor coisa para mim, porque ela não cortou tudo, somente frituras, gorduras, diminuir o sal e o açúcar, nós poderíamos comer de tudo, mas moderadamente. Nos ensinou a comer de três em três horas, tomar água e chá, como eu amo doce e chocolate, ela me mostrou outras substituições e comer canela para enganar a formiga aqui.
Começamos em Julho de 2013, rapidinho vamos emagrecendo, perdendo medidas, cada dia que passava mais aprendíamos sobre a reeducação alimentar. Em cinco meses eu emagreci 09 quilos e meu noivo 10 quilos, estávamos muito felizes, pois nos sentíamos com mais disposição e ânimo. Com o passar do tempo, fomos relaxando um pouco, desanimando (impressionante como que a nossa mente nos engana tanto, se você já emagreceu, pra que fazer mais sacrifícios?). Mesmo que depois que emagrece, que atingiu a meta tem que fazer de tudo para manter aquele peso, meu noivo teve que sair da academia para fazer autoescola para tirar carteira de carro, a cada pau que ele tomava na banca, ele ficava triste e desanimado, eu mudei de academia para fazer Muay Thai, mas comia mal, porque estava muito ansiosa por meu noivo, quando ele ficava triste eu também e descontávamos na comida, aos pouquinhos fomos engordando de novo. Por esses problemas e tinha outros problemas pessoais, da construção da nossa casa que ficávamos ansiosos para terminar logo, minha ansiedade subiu e já não estava conseguindo controlar mais (cheguei a fazer tratamento psicológico, porque eu não queria sair de casa, não queria trabalhar, sentia muita dor de cabeça e muito falta de ar, o psicólogo falou que era síndrome de pânico, me assustei, porque não era hora de estar em depressão, era para eu ter depressão há 11 anos atrás que perdi minha mãe, mas graças a Deus que fui muito forte e venci, claro que até hoje sinto falta dela, mas não tive depressão).
Primeira Foto em 2012, com 75 kg. Segunda em 2013, com 66kg.
Em maio de 2015 ficamos noivos depois de quase 06 anos de namoro, tiramos muitas fotos e quando vimos às fotos, falamos, poxa vida, olha o tamanho das bochechas. Meu noivo começou correr todo dia de manhã, em julho eu estava de férias, não fiz nada, só fiquei em casa assistindo filmes e dormindo, de vez em quando eu corria, por incrível que pareça, nas férias não engordei, porque controlei a comida, e falei para mim mesma, vou mudar de academia, voltar para a que eu estava antes, pois a linda Giovana Colen me motivava muito, pegava no meu pé. Quando as férias acabaram, voltei para a academia e com o que eu aprendi na reeducação alimentar com a minha amiga, comecei a ficar determinada e comendo melhor. Aos poucos fui conseguindo, aprendi a gostar de chá que foi graças a você Anna Sílvia, vi que você começou um desafio de 20 dias sem jacar, eu me propus a fazer o desafio 30 dias sem jacar, 30 dias sem tomar refrigerantes (meu maior vício, depois do chocolate), 30 dias sem tomar nenhuma bebida alcoólica, apesar que bebo pouco, só nos finais de semana. Meu Deus, como foi difícil ser forte, para não tomar a coca geladinha, a cerveja trincando que tinha em casa, e meu amor que me ajudou muito e uma vez quase “bateu” por eu ter colocado um pouquinho de coca para tomar, ele tomou da minha mão e falou que não podia, vai deixar esse refrigerante vencer você? Até meu pai assustou e viu que estava ficando sério, e depois do puxão de orelha fiquei mais focada e determinada a vencer a coca. Ontem completou 30 dias sem jacar, 30 dias sem tomar uma gota de refrigerante e cerveja. Claro que não foi fácil, mas também não deixei de comer o que tinha vontade de comer, comi cachorro quente, tomei sorvete, comi um pedaço de pizza e um pedaço de bolo que era aniversario do amigo, churrasco, reeducação alimentar é isso, você se permitir comer de tudo, mas um pouco, e depois correr, malhar, pegar pesado para ficar mais leve. Hoje me sinto tão bem, a ansiedade foi embora, claro que tem hora que fico ansiosa, mas nada que um bom chá que resolva. Hoje eu pesei, e já se foram 03kg, foi pouco,mas perdi muitas medidas e é aos poucos que vou conseguindo,estou tão feliz pelos resultados!! Anna Sílvia obrigada por ter me ajudado, por ter me motivado, inspirado, aprendo tanta coisa com você e ainda quero aprender mais e mais. Porque amo Reeducação Alimentar, e adotei esse estilo de vida para o resto da minha vida. E graças a Deus que meu noivo, meu futuro marido também adora a reeducação alimentar e juntos vamos ser sempre saudáveis, magros e com muita saúde.
O importante é que não podemos desistir nunca. E como você mesma disse sempre: Todo dia é dia de recomeçar! Caiu? Cansou? Relaxou? Jacou? Recomeça hoje, recomeça amanhã e depois. Só não pode desistir! E amanhã (16/10/2015)é meu aniversário e vou me permitir, vou comemorar com meus amigos, família e meu noivo, vou beber um pouco.kkkk mas no outro dia vou voltar firme no R.A. Que amo muito!!!"


Érica Renata Gomes

Nenhum comentário :

Postar um comentário