E se a vontade do doce bater?!? Nãooo apanhe!!!!! =) =) =) =)
Relato sincero, verdadeiro feito por uma ex- viciada!
Olá amores do meu coração!
Bochechas da minha vida!
O post de hoje foi feito com muito carinho para tentar atender e ajudar as várias e muitas mensagens que recebo com o mesmo lamento, tormento e desespero:
“Annaaaaa, a
vontade do doce me domina e eu não consigo me controlar!”
Abro o meu coração para dizer que o doce também é o meu maior vilão.
Já contei, várias vezes na página do Facebook, que luto contra a vontade de atacar um caminhão de doces DIARIAMENTE, desde criança foi assim, me escondia atrás de brigadeiros (latas e mais latas).
Devora pacotes e pacotes de balas, pirulitos, chicletes, bombons e já cansei de ir para o fogão derreter açúcar em busca de um doce (tenho uma marca de queimadura no meu pé direito que não me deixa mentir), muito doce, doce, doce que aliviasse todas as minhas angustias e anseios.
Já saí de madrugada procurando farmácia aberta para alimentar meu vício. Já fiz estoque escondido de todo mundo de biscoitos e chocolates, já menti pra mim mesma comendo escondido e dizendo que era o último. Doce pra mim, era cachaça!
Um docinho pra começar o dia, um docinho porque passei raiva, um docinho pra abrir o apetite, um docinho de sobremesa, um docinho, outro docinho, outro e outro e outro.
Porque o doce faz isso, né, aquela sensação boaaa de alívio!
Sensação de alívio que passa rápido, e aí vem a ansiedade e “querência” de mais e mais e mais. Um ciclo sem fim!
Ansiedade/vontade – doce – alívio – prazer – fim – ansiedade/vontade – doce – alívio – prazer – fim. – Essa história eu sei de cor.
Doce consumido desta maneira doentia, com função de curar as angustias e feridas, de esconder do mundo e fugir dos problemas é DROGA! É vício!
Requer tratamento! Atenção! Cuidado e, sobretudo, muita força de vontade!
Me considero hoje uma Viciada em Açúcar em Tratamento! Comorando conquistas diárias e vencendo vontades!
“Anna, mas eu pensei que você fosse contar o nome
da pílula mágica de efeito imediato contra vontade por doce!”
Infelizmente NÃO!
Queria eu ter descoberto essa maravilha revolucionária!
Mas não!
Assim, como tudo no mundo de Uma Gorda em Tratamento, o vício pelo açúcar também foi diminuído paulatinamente. Com força de vontade sim, mas neuras não.
Não sou a favor de mudanças radicais, de dietas que cortam tudo e quase o pulso, tenho horror de metas restritivas que te colocam com mais ansiedade, quando ao contrário, deveriam te impulsionar para conquista.
Gosto de metas concretas, palpáveis, que condizem com a minha realidade, com o meu estilo de vida.
Metas realizáveis, sabe! Por isso decidi conquistar um dia de cada vez! Fazer bonito hoje me alegra e me motiva a continuar. É mais fácil lidar com um dia e quando esse dia termina, comemorar a conquista e aprumar para recomeçar amanhã e, se naquele dia não deu certo, é só respirar, porque logo vem outro dia pra recomeçar.
Um dia, outro, dia, um novo dia e, quando menos espera, vários dias lindos de boas realizações!
Eliminar o açúcar da rotina alimentar é quase impossível, e eu nem quero isso. A palavra de ordem é reduzir! O esquema é trabalhar para modificar hábitos.
Evitar alimentos industrializados - em especial com farinha branca; beber mais água, porque o cérebro confunde desidratação com fome; ingerir mais proteínas, que garantem saciedade por mais tempo e ajudam a resistir à vontade de comer um docinho; intercalar as sobremesas durante a semana para readaptar o paladar e transformar os hábitos; e distrair ao impulso de "beliscar".
Sério, gente!
Você pode estar pensando:“Anna, mas isso todo mundo
sabe! Quero novidades!”
E aí, eu preciso te dizer com a certeza que esses dois anos de reeducação alimentar me proporcionou:
Caraaaaa, se você já sabe de tudo isso, então é chegada a hora de colocar essas mudanças em prática, como eu disse, pílulas mágicas não existem e a mudança requer o primeiro passo.
Desapegaaaaaaa desse pensamento feio e pessimista de que “não vou conseguir”, “é mais forte que eu”, mostra para o doce quem é que manda nessa p%$#@!!!!!! Chuta o balde dessa prisão e coloca pra quebrar! (Sangueeeeee nos olhos contra o vício!!!)
Sim! Os primeiros dias são difíceis, mas lembra que o hábito novo vem do treino! Lembra também que eu estou com você – juntinha – dia a dia na busca pelo bem estar!
Separei aqui algumas diquinhas que deram MUITO certo pra mim, espero e desejo de coração que você tenha força e coragem para testar essas dicas e se abrir para mudança!
Vemmm ler e conhecer o que me ajuda muitoooooooo contra a vontade do doce!
1- Chicletes sem açúcar na bolsa.
Eles vão fazer com que a serotonina, substância relacionada ao prazer, seja liberada e reduzirão a vontade exagerada de comer doce.
2- Alimentos ricos em triptofano.
A substância que age na produção de serotonina, ajuda a diminuir o estresse e a ansiedade e ainda controla a vontade de açúcar. Inclua na sua rotina alimentar alimentos como aveia, banana, maçã, canela, grãos em geral e castanha-do- Pará.
3- Mexa-se!
A prática de exercícios estimula a liberação de hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar, o mesmo efeito causado pelos doces. Bochechasssss, isso parece mágicaaaaaaa!!!!!!!!
4- Comer de três em três horas
Quando a fome dispara, você sente uma vontade incontrolável por doces e carboidratos, comendo de três em três horas essa fome louca não vem, sendo assim, o risco de um ataque ao doce diminui e muito.
5- Café da manhã, sim!
Pular essa refeição aumenta o desejo por guloseimas, parece que o dia fica todo sem jeito. O café da manhã garante disposição para as atividades do dia, evitando que o nosso organismo busque energia em outras fontes, como nos doces.
6- Modere nos carboidratos.
A ingestão de massas e pães libera insulina no sangue. E esse hormônio ativa a região cerebral responsável pelo apetite. E o que vem na nossa cabeça: doce, doce, doce!
7- Frutas, uma boa opção!
Os doces contêm um açúcar chamado sacarose, que tem absorção rápida. Já as frutas contêm frutose, que demora para ser absorvida pelo organismo e, por isso, prolonga a sensação de saciedade.
8- Escovar os dentes =)
Experimente escovar os dentes logo após as refeições, antes mesmo de deixar a vontade de comer doce aparecer. Parece maluquice, mas é batata!!!!!!!!
9- Congele as sobras
Sobrou aquela torta gostosa do final de semana? Congele em frações para comer no outro domingo.
10- Doe para os amigos:
Quando a vontade falar mais alto e você fizer um bolo gostoso no final de semana, coma o pedaço que lhe couber e desapega do que sobrar! Dessa forma, ele não ficará na sua vista toda a semana seguinte.
11- Chocolate amargo
O chocolate amargo não contém tanto açúcar como os outros tipos, o que estimula a vontade de comer mais e mais. Além disso, ele contém propriedades antioxidantes benéficas. Não vivo sem!
12 - Sobremesas com teor de açúcar menor
Gelatina, pudins diet e sobremesas de frutas são algumas opções para aplacar a vontade.
13- E se cair em tentação?
Controle a quantidade! Procure comer doce em pequenas porções e somente uma vez ao dia. Os que têm castanhas ou frutas são ricos em fibras e gorduras boas, que fazem com que o açúcar seja absorvido lentamente, controlando o desejo e evitando ataques. Comer como sobremesa também ajuda, já que as fibras de alimentos como verduras e legumes absorvem o açúcar, levando-o para fora do organismo e evitando os picos de insulina, que podem provocar acúmulo de gordura abdominal. Já se você pratica atividade física regularmente, deixe para comer um docinho uma hora antes do treino. As calorias serão queimadas com mais facilidade.
14- E acima de tudo: persista!!!!!!!!
A mudança não vem do dia para a noite! Requer paciência, persistência...
Um dia sim, outros não! Mas o importe é o primeiro passo para o caminho da mudança, da saúde e do bem-estar bem!
Espero muitoooo que pelo menos um pouquinho do que escrevi aqui sirva de ânimo e incentivo para o seu processo de mudança.
E se tiver alguma dica especial, uma história, sua história com a luta contra os doces, me conta aqui, vou amar ler e saber um pouquinho mais de você.
Um beijo, um abraço, um aperto de mão,
Anna
Nenhum comentário :
Postar um comentário